No último dia 23 de outubro ocorreu a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos a conselheiros tutelares do município pernambucano de Tabira. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com a assesoria da MJ que também já havia colaborado, por meio de assessoramento, com o processo de escolha do referido conselho.
No Brasil, a eleição para conselheiro tutelar é realizada a cada quatro anos, em todo o território nacional. O processo eleitoral é organizado pelo CMDCA, que é responsável por definir o cronograma, o regulamento e as regras para a eleição.
Os conselheiros tutelares são responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Eles têm a função de atender às crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, e de tomar medidas para garantir seus direitos.
A diplomação dos eleitos ao Conselho Tutelar é um momento importante para a proteção da infância e da adolescência. É a confirmação de que os candidatos eleitos estão aptos a exercer um cargo de grande responsabilidade e importância.
Segimos gratos e firmes com o propósito de colabora com as políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes de Tabira!