No último dia 23 de outubro ocorreu a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos a conselheiros tutelares do município pernambucano de Tuparetama. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com a assesoria da MJ que também já havia colaborado, por meio de assessoramento, com o processo de escolha do referido conselho.
Os conselheiros tutelares são responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Eles têm a função de atender às crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, e de tomar medidas para garantir seus direitos.
A diplomação do Conselho Tutelar é um ato formal que confirma a aptidão dos eleitos e dos suplentes para ocuparem seus respectivos cargos. Na ocasião, os eleitos receberam o diploma que os habilitam a exercer o cargo de conselheiro tutelar.
O próximo passo é os eleitos participarem do curso de formação, que tem como objetivo prepará-los para o dia a dia de trabalho, após a diplomação e a formação, os eleitos assumirão o cargo de conselheiro tutelar por um mandato de quatro anos.
Nos sentimos honrados em fazer parte dessa história de respeito e garantia de direitos!